Seu pet tem medo de fogos de artifício?

100% Dicas – Todo ano animais fogem, se perdem de seus donos, são atropelados e, em alguns casos mais graves, vêm a óbito por conta do estresse causado pelo barulho dos fogos de artifício. Uma dica importante é manter a calma para transmitir confiança ao animal.

Muitas vezes as pessoas cometem o erro de achar que cães que apresentam medo e fobia de sons muito altos sofreram maus-tratos. Assim, sempre que vêem seu amigão em pânico, têm a tendência de pegá-lo no colo para confortá-lo, e isso pode ser mais prejudicial para esse animal, pois ele vai achar que seu comportamento assustado atrairá sua atenção. Também tem quem ache que é frescura, safadeza ou covardia. Não é muito difícil você encontrar relatos de pessoas que, quando o cão se esconde, o retiram à força, ou ele apanha se entrar dentro de casa nesses momentos. Mas como ajudar os peludos nesse momento? Com a chegada das festas de final de ano, o importante é começar a se preparar para os fogos bem antes do dia. Para o caso mais leve, aquele do cão que somente procura abrigo, você poderá ajudá-lo construindo um abrigo para que ele se sinta seguro e protegido ou deixar que ele acesse o lugar onde ele costuma se esconder. Se tiver uma caixa de transporte ou gaiola, cubra com um cobertor ou lençol com seu cheiro. Além de ele se sentir abrigado, ele ainda saberá pelo cheiro que você está sempre por perto. Em casos de cães que têm pavor de fogos, todas as dicas acima são importantes com acréscimo de mais algumas precauções. Evite colocar correntes ou cordas nesse dia, pois ele poderá se enforcar. Procure deixá-lo em local fechado e livre de qualquer objeto com o qual ele possa se machucar. Se tiver que viajar, não se esqueça: deixe seu cão com alguém responsável antes e depois da queima de fogos, certifique-se de que tudo estará trancado nessa hora, pois se ele fugir, provavelmente irá correr até que os ruídos parem. Essas são algumas dicas simples que podem ajudar você e seu amigão a passarem pela queima de fogos de final de ano com menos traumas e mais segurança.

E ótimas festas!

Animais idosos

http://https://www.facebook.com/cemporcentopet/photos/a.469069056547693.1073741828.349585481829385/1450788625042393/?type=3&theaterInfelizmente existem muitos casos de abandono de animais idosos. É triste e inaceitável, pois nessa fase eles precisam de mais atenção e cuidados. Não faça isso com o seu animal! Cuide dele e não abandone, pois isso é crime. Animais idosos merecem carinho e muito amor!

Proteja seu pet da raiva!

A raiva pode ser transmitida do animal para o homem e é letal. Durante muitos anos ficou erradicada dos grandes centros urbanos, mas ultimamente há registros de novos casos.

• Transmissão:
A transmissão da raiva se dá pelo contato com a saliva do animal infectado, por lambedura ou mordidas. Após a infecção, o vírus se espalha no sistema nervoso, atingindo diversos órgãos e se proliferando nas glândulas salivares. Após a exposição ao vírus, os sintomas da raiva surgem em cerca de 10 a 60 dias.

• Sintomas
A doença incialmente causa alteração comportamental no animal, como mudanças de hábitos, salivação excessiva, latidos ou miados com maior frequência e agressividade. Com o agravamento do quadro, o animal passa a ter os músculos rígidos, fazendo com que tenha dificuldade para deglutir e mastigar, causando a “boca espumada”, já que não consegue engolir a saliva. Esse quadro pode evoluir para crises convulsivas e paralisia total do corpo.

Atenção: Nem todo animal agressivo ou que saliva é portador da raiva. Existem outros fatores que desencadeiam a agressividade nos animais, assim como a salivação, como enjoos e medicamentos.

•Tratamento e prevenção da raiva animal
A raiva não possui tratamento, sendo uma doença letal. A única forma de prevenção da raiva é a vacinação anual de cães e gatos, mesmo nas regiões urbanas, incluindo os animais de apartamento.

• Vacina para raiva
Muita gente não sabe, mas as doses das vacinas, incluindo a vacina de raiva, devem ser atualizadas anualmente. Não arrisque! Atualize a vacina do seu animal para não deixar que essa doença volte a ser comum entre os bichinhos.

Agende uma consulta em uma de nossas lojas:
Botucatu – (14) 3361 4005
Campo Grande – (67) 3042-5150
Fortaleza – Dionísio Torres – (85) 3264-4924
Jundiaí Jd. Ana Maria – (11) 4521-5207
Limeira – (19) 3442-7678 / (19) 3442-7934
São Bernardo do Campo – (11) 4317-5300
São Paulo – Anália Franco – (11) 2671-1532

Região de Campinas:
Barão Geraldo – (19) 3289-1445
Sousas – (19) 3258-1449
Norte-Sul – (19) 3203-8633
Taquaral – (19) 3203-0044

Diga não ao abandono!

100% proteção – Antes de adotar, veja se você terá tempo e condições para dar uma vida digna para o pet. Animais têm sentimentos, sentem fome, frio, medo, entre outros. Nunca abandone seu pet.